top of page

COMO E ONDE ENCAMINHAR AS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA?

1. O que é uma Rede de Enfrentamento à Violência?

Infelizmente o número de casos de violência doméstica aumentaram desde o isolamento social devido à pandemia.  A convivência diária e ininterrupta pode, por um lado, promover uma reflexão das relações interpessoais no ambiente familiar ou pode aumentar o controle, a humilhação, a agressão física, psicológica, moral.

Muitas mulheres ainda não perceberam que vivem em relacionamentos abusivos.

O confinamento pode provocar situações de conflito e aumento de pressão social, psicológica, medo e insegurança. A cobrança social em uma sociedade patriarcal também aumenta, legitimando a ideia de que cabe aos homens cumprirem seu estereótipo de masculinidade tóxica. Alguns deles perderam seus empregos ou deixaram de receber seus salários devido à crise e isso também é motivo para o aumento das violências contra as mulheres.

Sendo assim, nosso convite é para formamos uma rede de apoio online para as mulheres que podem estar ou não em situação de violência. A partir do compartilhar nas redes sociais de informações e contatos, a multiplicadora poderá acolher e orientar as mulheres que já passaram ou ainda passam pela situação e querem dividir essa experiência.

campanha%20eig%20_edited.jpg
Aula 5: Sobre nós

"O VÍDEO A SEGUIR VAI EXPLICAR O QUE É UMA REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA A PARTIR DO EXEMPLO DA REDE NO MUNICÍPIO DE LONDRINA"

Aula 5: Texto
Aula 5: Vídeo

COMO E ONDE ENCAMINHAR AS MULHERES EVANGÉLICAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA?

2. Conheça sobre a participação do Coletivo Evangélicas Pela Igualdade de Gênero na Rede de Enfrentamento à Violência

Exemplificar a atuação articulada entre as instituições/serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade em uma Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher é importante para que as MULTIPLICADORAS DE ESCUTA ATIVA E EMPÁTICA compreendam como um serviço de atendimento à mulheres evangélicas em situação de violência pode cooperar de modo efetivo no enfrentametnto à todo e qualquer tipo de violência.

O exemplo que apresentaremos agora é da participação do Coletivo Evangélicas Pela Igualdade de Gênero na cidade de Londrina que, dentro da Rede, atua especificamente no recorte às VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES EM CONTEXTOS RELIGIOSOS. A Rede é composta por representantes da SMPM, das secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, Delegacia da Mulher, Hospital Universitário (HU), Programa Rosa Viva, Casa Abrigo Canto de Dália, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Programa de Proteção à Pessoa Idosa e Deficiência da Cáritas, Núcleo Maria da Penha da Universidade Estadual de Londrina (NUMAPE/UEL), Coletivo Evangélicas Pela Igualdade de Gênero etc. No próximo vídeo, vocês irão conhecer um pouco sobre a atuação do coletivo.

campanha%20eig%20_edited.jpg
Aula 5: Sobre nós
Aula 5: Vídeo

NOTÍCIAS

Aula 5: Notícias
bottom of page